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Emitir um reembolso total ou parcial

Como organizador de um evento, você pode emitir um reembolso a qualquer momento. Primeiramente, vá para Gerenciar pedidos (em Gerenciar participantes) e encontre o pedido. Em seguida, selecione o menu suspenso Ações e escolha Reembolsar este pedido.

 

Antes de começar

  • Certifique-se de responder a todas as solicitações de reembolso em até 5 (cinco) dias úteis.

  • Se precisar reembolsar totalmente mais de um pedido, você poderá emitir vários reembolsos ao mesmo tempo. 

  • Se um pedido for gratuito, cancele-o ou exclua-o. 

  • Se você utilizar o PayPal para processamento de pagamentos, será preciso emitir os reembolsos com sua conta do PayPal.

     

Reembolsar um pedido

Para emitir um reembolso total ou parcial:

  1. Vá para Eventos e selecione seu evento clicando em Gerenciar evento.

  2. Vá para Finanças (em Pagamentos) e encontre o pedido que deseja reembolsar.

  3. Selecione Ações e, em seguida, Reembolsar este pedido.

  4. Selecione os ingressos que deseja reembolsar e insira o valor do reembolso. Se quiser emitir um reembolso parcial, edite o preço do ingresso.

  5. Escolha se deseja pagar as taxas de emissão de ingressos.

  6. (Opcional) Adicione uma observação para o comprador do ingresso.

  7. Revise a confirmação de reembolso e selecione Confirmar reembolso. O reembolso retornará ao comprador dentro de 5 (cinco) a 7 (sete) dias úteis.

Se você reembolsar totalmente um ingresso, ele não será mais válido e será adicionado novamente à quantidade de ingressos disponíveis. Um ingresso parcialmente reembolsado ainda será válido.

OBSERVAÇÃO: se o pedido foi pago com um método de pagamento off-line, reembolsá-lo invalidará os ingressos, mas não devolverá os fundos ao comprador.

 

Reembolsos recusados

Embora você deva sempre tentar primeiramente um reembolso na EventsPro, às vezes, o reembolso poderá ser recusado pelo banco do comprador. Nesse caso, entre em contato diretamente com o comprador para encontrar uma solução.

Para evitar estornos, siga estas recomendações:

  • Se o comprador aceitar uma solução alternativa (como um ingresso para outro evento), confirme essa solução por escrito e recuse a solicitação de reembolso.

  • Se você emitir um reembolso fora da EventsPro, guarde o recibo da transação e não use dinheiro.

  • Se você emitir um reembolso total (incluindo taxas de emissão de ingressos) e o motivo do reembolso for "Covid-19", "Pedido duplicado" ou "Evento cancelado ou adiado", entre em contato conosco com o recibo para obter um crédito pelas taxas de emissão de ingressos.

DICA: mesmo se você suspeitar que um reembolso poderá ser recusado devido a uma conta encerrada ou cartão cancelado, sempre tente primeiramente fazer o reembolso na EventsPro. O banco ou a administradora do cartão poderá aceitar o reembolso e transferi-lo para uma conta aberta ou conceder um cheque ao titular do cartão. 

 

Pagamento

Se houver fundos suficientes da venda de ingressos do seu evento para cobrir o valor do reembolso, eles serão utilizados pela EventsPro para o pagamento do reembolso.

Se não houver fundos suficientes para cobrir o reembolso, em razão de já ter recebido um pagamento, a seguinte opção:

  1. Iniciar o reembolso, e a EventsPro solicitará o pagamento. Essa é a melhor opção para reembolsos individuais, e você deverá reembolsar o pedido completo dessa maneira. O débito aparecerá em seu extrato como "EVENTSPRO *Refund to buyer".

Se você utilizou um cartão de crédito para pagar o reembolso, será feita uma cobrança pelo valor do reembolso, menos as taxas de emissão de ingressos. 

 

Reembolsar taxas de emissão de ingressos

Por padrão, as taxas de emissão de ingressos não são reembolsáveis em pedidos. Isso significa que o participante receberá um reembolso do valor pago menos as taxas de emissão de ingressos.

Existem algumas exceções:

  • Se o reembolso for feito antes que a cobrança seja liquidada (geralmente dentro de 24 horas), a cobrança original será completamente anulada.

  • Se o motivo do reembolso for "Covid-19", "Pedido duplicado" ou "Evento cancelado ou adiado", as taxas de emissão de ingressos também serão reembolsadas.

Ao emitir um reembolso, você poderá optar por reembolsar as taxas de emissão de ingressos do seu pagamento. Isso significa que o participante receberá o reembolso total.

 

Informações sobre reembolsos parciais

Quando você reembolsa apenas parte do custo de um ingresso, as taxas de emissão de ingressos são recalculadas com base no valor reembolsado. Os ingressos totalmente reembolsados têm suas taxas mantidas ou reembolsadas com base no motivo pelo qual você emitiu o reembolso.

Se um comprador de ingresso solicitar um reembolso por meio da EventsPro e você quiser aceitá-lo, será necessário emitir um reembolso total. Mas se você precisar emitir um reembolso parcial, primeiramente negue a solicitação de reembolso. Em seguida, você poderá emitir um reembolso parcial separadamente. Para evitar estornos, lembre-se de informar ao participante o motivo pelo qual você está emitindo um reembolso parcial.

 

Visualizar pedidos reembolsados

Para visualizar pedidos totalmente reembolsados:

  1. Vá para Eventos e selecione seu evento.

  2. Selecione Finanças e, em seguida, Pagamentos.

  3. Selecione Tipo de pedido para filtrar por "Pedidos reembolsados e cancelados".

Para visualizar pedidos parcialmente reembolsados (e outros pedidos válidos no momento), filtre por "Todos os pedidos concluídos".

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato